Os controles de pontos antigos (como manual e mecânico) são métodos ainda muito utilizados para calcular entradas e saídas de colaboradores.
Com o avanço da tecnologia, estes métodos acabaram se tornando obsoletos, devido a diversas falhas nos processos. Mesmo assim, empresas ainda mantêm estes sistemas, por não se adaptarem as novas ideias tecnológicas.

Table of Contents
TogglePor que isso acontece?
Existem diversos motivos para que haja essa hesitação.
O medo de que o digital envolva altos custos iniciais ou de que a solução seja mais difícil de usar e implementar, (como a ideia de ter a necessidade de gerenciar a transição da mudança e treinar funcionários), do que continuar como o método manual.
Há também culturas enraizadas no tradicionalismo, onde o ponto antigo pode ser visto como solução segura e estável, por ser o único conhecido.

O desconhecido gera receio
Em algumas empresas, gestores e responsáveis pelos processos ainda não conhecem completamente os benefícios das soluções digitais, que facilitam os processos e rotinas de trabalho.
Ter um sistema antigo que funcione, também faz com que haja uma tendência natural a adiar a mudança.
Menos erros, mais resultados
Ao continuar usando o ponto manual, é quase impossível evitar erros humanos. Isso pode resultar em distorções nos cálculos de horas trabalhadas, fraudes e informações descentralizadas, algo que pode causar insegurança e até custos adicionais.
Nos sistemas modernos, todos os registros são feitos de maneira automática e extremamente segura, mantendo todos os dados armazenados digitalmente, protegidos por sistemas de criptografia, backups e auditorias.
Isso é muito mais seguro do que confiar em papéis, planilhas, sistemas manuais ou pen-drives, que podem ser facilmente perdidos ou alterados.
Além da segurança de dados, alguns sistemas permitem registrar o ponto com captura de foto no momento da marcação.
O ePonto Eletrônico, por exemplo, captura uma imagem pela câmera frontal no momento da marcação. A foto é salva com data, hora e localização. Isso garante mais controle e evita fraudes

Economia de tempo
Sistemas digitais eliminam tarefas manuais demoradas. Assim, você economiza tempo e pode focar em decisões estratégicas.
O controle de ponto em tempo real é outro diferencial.
O controle de ponto em tempo real já é uma das realidades dos sistemas modernos, com isso, é possível ter acesso imediato aos dados sobre a jornada dos colaboradores, sendo outro fator também disponível no ePonto Eletrônico.
Além disso, oferece dashboards, estatísticas e relatórios em PDF ou Excel, tudo de forma acessível a qualquer momento, por gestores ou colaboradores.
Essa agilidade melhora a gestão e permite decisões rápidas e mais assertivas.
Facilidade de Implementação – Não Vai Ser Um Bicho de Sete Cabeças
A ideia de mudar para o digital pode parecer complicada, mas as soluções atuais são simples de usar e fáceis de integrar.
A estrutura também não será um grande problema, pois atualmente existem aplicativos que possibilitam a marcação do ponto tanto online quanto offline.
Além disso, alguns sistemas contêm suporte contínuo e gratuito para garantir que tudo corra bem, com atendimentos via chat e treinamentos humanizados por chamada de vídeo, para sanar toda e qualquer dúvida que exista no processo.
Ao adotar um sistema digital, sua empresa se posiciona de forma mais moderna e inovadora.
A transição para a tecnologia não só melhora os processos internos, mas também demonstra que sua empresa está preparada para o futuro e em sintonia com as demandas do mercado.
Agora que você conhece os principais motivos para modernizar o controle de ponto da sua empresa, que tal dar o próximo passo rumo a uma rotina mais prática, segura e eficiente?

O ePonto Eletrônico reúne todos esses benefícios em um só lugar:
Registro com geolocalização e foto;
Integração com a folha de pagamento;
Suporte humanizado e treinamentos gratuitos;
Funcionamento online e offline;
Atualização de dados em tempo real;
Dashboards e relatórios inteligentes;



